art,

DIY T-Shirt com Pregas

16:00 Juliana da Costa 7 Comments

Olá Gente!!
Espero que o vosso fim de semana tenha sido ótimo, apesar de ter passado a correr. Ultimamente os fins de semana nem os vejo passar.
Hoje trago-vos um DIY, desta vez vou explicar os passinhos todos para vocês poderem experimentar em casa, ou mesmo que não tenham jeito para a costura sempre sabem como se pode fazer. Talvez conheçam alguém que saiba e peçam para vos ajudar. 
Esta é uma grande tendência este ano, estreou no outono do ano passado mas parece que veio para ficar. Cada vez mais podemos encontrar em lojas este tipo de peça e pensei "Porque não experimentar eu?" Gostei muito do resultado e não é muito difícil de fazer, há que ter paciência porque as preguinhas demora um bocadinho. 

Materiais que vais precisar: 

- 1 T-shirt ou Camisola;
- Tecido ou Retalho à escolha para fazer as pregas;
- 1 Tesoura;
- Alfinetes;
- Fita Métrica;
- Régua ou Esquadro;
- Lápis e borracha.


1º Passo:

A primeira coisa a fazer é cortar o decote da tua peça de vestuário, divide à metade e faz um pontinho para te guiares até onde vais cortar. Podes também fazer duas retas para que fique mais direito caso tenhas medo de arriscar. Para que fique simétrico, pega na peça, dobra à metade e corta ao mesmo tempo os dois lados e vais ver e ficará igualzinho dos dois lado;


2º Passo:

Com o retalho de tecido, há que cortar duas tirinhas, da medida que quiserem. Eu medi o meu decote e acrescentei alguns centímetros (5cm a 8cm) para que possa fazer as pregas à vontade. Neste caso as minhas tiras têm 50cm x 5cm. 




3º Passo:

Depois de cortas as tirinhas, se tens uma máquina de Chuliar ou Orlar, chuleia toda a tira para que não se desfie. (Se não tiveres esta máquinha, podes usar o ponto zigzag da máquina de costura normal).

 
4º Passo:

Para que fique tudo bonitinho e profissional, há que pespontar um dos lados que será o que ficara à vista na T-Shirt, assim o resultado terá uma melhor apresentação. (Um pesponto é um ponto de costura que é feito o mais próximo do limite do tecido, cerca de 1mm a 3mm).



5º Passo:

Agora vem a parte mais chata, que é tratar das pregas, é importante que elas fiquem com o mesmo tamanho para que além de ficar mais bonito, o tecido não falte. O que eu fiz foi fazer cada prega a 1cm e entre elas houvesse 2 cm de distância. No final sobrou tecido, é preferível que seja assim.  


6º Passo:

Antes de costurar na peça, sugiro costurar primeiro à parte a tirinha com pregas.  



7º Passo:

Esta parte é demorada e é melhor fazer isto com calma para que fique tudo direitinho. 
Então, há que deixar 0,05mm de fora porque essa medida será a que vai ser costurada por dentro e depois sim alfinetar, com muitos alfinetes para nos ajudar a segurar os dois tecidos e como a malha de baixo é meia escorregadia dá sempre mais jeito. 






8º Passo:

Por fim, depois de estar tudo bem alfinetado podemos costurar entre 0,03 mm a 0,005mm do limite.
Podem costurar pelo direito ou avesso, eu prefiro pelo avesso porque assim tenho um melhor controlo caso escorregue o tecido.   





E aqui está o resultado: 






Esta foi outra experiência que fiz com o mesmo processo, mas reutilizado uns folhinhos que tinha noutra camisola.




Ambas as peças foram cortadas de maneira a que mostrem os ombros. Assim que a minha modelo chegar a casa tiro umas fotografias para vos mostrar o resultado vestidas *

Espero que tenham gostado e que vos incentive a experimentar em casa. Caso estejam interessadas, estas peças estão à venda. Para saber preço ou encomendarem basta enviar mensagem por aqui: Psiu.Art



Com amor, Juu *


You Might Also Like

7 comentários:

  1. Aww ficou super lindo!! Adorei e parece super fácil de fazer, pena a minha máquina de costura ter avariado :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. O resultado final é bem bonito! Haja jeito para costura :)

    Live, Love, Laugh

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito gira e super fácil de fazer! :)
    Beijinhos

    http://in-dianag.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Ficou uma graça! Queria ter esse talento ^^
    Não conhecia seu blog, seguindo flor.


    Bjokas, Debi

    Blog: http://www.deborabrazil.com.br/
    Youtuber Cristã: https://www.youtube.com/watch?v=7JhIqNofHJ0

    ResponderEliminar
  5. Ficou tão giro, adorei.
    Já estou a seguir o blog.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. gostei imenso deste DIY. Se tivesse o mínimo jeito para as manualidades experimentaria :)
    beijinhos!

    http://fifoquices.blogspot.pt

    ResponderEliminar